terça-feira, 22 de setembro de 2009

Na Natureza Selvagem



É um filme que eu vejo e revejo, e vejo de novo e sempre... sempre fico emocionada. Porque acredito em cada cena. Entendo o sentimento. Me sinto muito próxima de tudo que o Chris sente em relação ao mundo, ao comportamento das pessoas, as aparências, o falso moralismo... etc. A linha que me separa da ilusão e da realidade é muito fina, mas as vezes enxergo ela tão nítida,quase com um letreiro me avisando do teatro que a vida nos obriga á representar e observar algumas vezes. A verdade é que escutamos o tempo todo sobre a importância de nos importamos com o meio ambiente, com os nossos políticos e para onde vai o dinheiro publico e etc. Mas ao começar á falar disso, ao começar a viver por isso e realmente se importar, a gente percebe que as pessoas á nossa volta não gostam de gente que se importam. Ninguém quer discutir o assunto nas rodas de conversa. Vamos beber e esquecer que vivemos em um mundo maluco e doente. Vamos fingir que esta tudo bem. E É por isso que eu gosto desse filme. Pões ele conta a historia de alguém verdadeiro. Alguém que existiu e que fez alguma coisa mesmo que no final desse errado. Me lembro um pouco de Jesus, mas claro que Jesus tinha um outro propósito, mas ainda assim eu penso em Jesus quando vejo esse filme. O filme conta a historia de um jovem rapaz que após se formar na universidade decide largar tudo. Ele doa seu dinheiro para uma instituição de caridade, abandona seu carro e segue á pé em uma jornada rumo ao Alasca com o objetivo de sentir á natureza por si só e viver dela. Ele aprende á caçar, se alimenta de frutas que encontra pelo caminho, trabalha em alguns lugares e após juntar algum dinheiro parte novamente vivendo com o mínimo possível. No caminho ele conhece varias pessoas e passa por situações inusitadas. Uma aventura que poucas pessoas teriam coragem de fazer. Mas é uma historia verídica. Aconteceu, e existiu um Chris. Saber que existem pessoas que se incomoda com o sistema, que se sentem injustiçados e que sentem raiva me alivia às vezes. Me identifico demais com esse personagem, mais que qualquer outro, e luto comigo mesma para me domar, para me manter quieta. Às vezes quero fugir e fujo, mas fujo em segurança. Tenho apego demais á algumas coisas para fazer algo assim. E isso me entristece, mas é um alivio também saber controlar esse lado. Não é bom viver assim. Não é bom sentir raiva, nem lutar contra um sistema tão forte. Dói muito. Mas a emoção ao ver um filme assim... Que mostra alguém tão extremo e corajoso, me faz chorar. Nos primeiros 20 minutos de filme eu já sinto aquela lagrima escorrer. Depois ao longo do filme vem mais uma e mais outra. Quando me dou conta estou com o rosto molhado, pensando na dor que ele sentiu.
A cena que ele caminha pela cidade reparando nos prédios á sua volta. No barulho da ambulância, nas pessoas de terno e gravata, sabendo que ele poderia ser um daqueles homens, mas se sentindo feliz por não fazer parte naquilo. Aquela cena me toca fundo na alma. Ao mesmo tempo em que me vejo em algumas atitudes de Chris, também vejo o que jamais poderia ser. Jamais seria como ele também. Meu ego, meu orgulho, é forte demais para deixar o terno e a gravata de lado. Sou parte do sistema e ainda não posso abrir mão disso. Acho que todos que verem esse filme com atenção iram se sentir assim como eu. Acredito mesmo não estar sozinha. Não devo ser a única que se questiona às vezes sobre o mundo, a política, as pessoas, a vida. Hoje na minha aula de Jornalismo Político meu professor estava falando das diferenças de partidos de esquerda e de direita e também falou um pouco sobre a ditadura e o preço que ainda pagamos pelo governo militar. Me virei para o lado e comecei a conversar com um amigo e em um momento discutindo sobre á aula chegamos á conclusão de que ainda vivemos em uma especie de ditadura invisível e que ela chega tirando á voz daqueles que querem mudança, poes sempre que alguém tenta,de alguma forma essa pessoa desaparece ou é ridicularizada. Me desculpem o desabafo, o post é para falar do filme mas, essa historia me desperta tantas coisas,tantas emoções... Vou parando por aqui. E eu claro que recomendo sempre que todos vejam esse filme.
Veja o filme com carinho e atenção. Abra o coração para receber á linda mensagem dessa historia.

título original:Into the Wild
gênero:Drama
ano de lançamento:2007
site oficial:http://www.intothewild.com/
direção: Sean Penn
elenco: Emile Hirsch (Christopher McCandless) ,Marcia Gay Harden (Billie McCandless) , William Hurt (Walt McCandless) ,Jena Malone (Carine McCandless)
Brian Dierker (Rainey) ,Catherine Keener (Wayne Westerberg) ,Kristen Stewart (Tracy)